Integração com a Graduação



A Coordenação de Pesquisa e a Coordenação de Pós-Graduação do Centro Universitário UNINOVAFAPI são responsáveis pela coordenação, implementação e avaliação das atividades de pesquisa e pós-graduação da IES, bem como da capacitação de docentes e da sociedade em geral. Desde janeiro de 2006, estabeleceu-se uma política consistente para o desenvolvimento das ações de iniciação científica, com a concessão de Bolsas, com a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNINOVAFAPI) para os alunos da graduação, com 260 Bolsas PIBIC UNINOVAFAPI até 2017 e com a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) três Bolsas com PIBIC/CNPq em 2017.

A integração do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do UNINOVAFAPI com a Graduação se dá pelo processo de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Parte do entendimento de que para desenvolver a perspectiva crítica do aluno em relação à realidade em que está inserido é necessário, o quanto antes, a sua aproximação com os conteúdos dos processos metodológicos da construção da pesquisa, para que possam buscar respostas aos problemas da realidade prática na perspectiva da transformação.

Nesse sentido, trabalha-se buscando o desenvolvimento do processo de pesquisa e da extensão o mais cedo possível no aprendizado dos alunos, para estimular o desenvolvimento de sua consciência crítica, como propõe as Novas Diretrizes Curriculares.

Com essa proposta, pretende-se que os alunos do UNINOVAFAPI sejam formados para pensar além das suas vidas particulares cotidianas, considerando que o conhecimento científico proporciona um embasamento para pensar e refletir sobre as bases sociais, políticas e econômicas da sociedade, implicando em suas decisões, auxiliando na construção de sua identidade profissional. O UNINOVAFAPI acredita na pesquisa científica, como um grande diferencial de desenvolvimento da IES. Nas mais diversas áreas do conhecimento, ela abre caminhos que permitem o amadurecimento acadêmico de professores e alunos dedicados a procurar respostas para os problemas da sociedade. Desenvolve a pesquisa, o ensino e a extensão, a fim de produzir e divulgar o conhecimento por meio da produção científico-acadêmica nos campos técnico, científico e artístico-cultural.

Os projetos de pesquisa aprovados pelo UNINOVAFAPI são desenvolvidos por alunos e professores de cursos de graduação e do Mestrado em Saúde da Família e abrangem estudos diversificados, em diferentes campos do conhecimento das áreas da saúde, ciências humanas e tecnológicas. Com o objetivo de promover a integração das atividades de pesquisa com o ensino e a extensão e em consonância com as demandas sociais, o UNINOVAFAPI define suas linhas de pesquisa (revistas periodicamente), o que, institucionalmente, direciona e orienta os trabalhos de pesquisa, assim como os trabalhos de iniciação científica.

Os projetos são apresentados à Coordenação de Pesquisa para análise de viabilidade e da relevância do tema, oportunidade em que é levada em consideração a integração com as linhas de pesquisa da instituição e do Mestrado em Saúde da Família. Igualmente, os trabalhos de conclusão de curso de graduação - TCC e os projetos vinculados ao Programa de Iniciação Científica - PIBIC/UNINOVAFAPI/CNPq, devem inserir-se, nas linhas de pesquisa da IES. A essas linhas de pesquisa institucionais, portanto, deverá estar vinculada toda a produção do conhecimento gerado no UNINOVAFAPI, desde a pesquisa de iniciação científica e os Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação - TCCs, Monografias da Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Saúde da Família e até os Trabalhos de Conclusão de Mestrado (TCM).